terça-feira, 11 de maio de 2021

A LENDA DO TAMBOR

 


Ouça a lenda no podcast: A Lenda do Tambor

Era uma vez, um macaquinho que sonhava tocar a Lua.

Para realizar o seu sonho, o macaquinho subiu na maior árvore da floresta, depois escalou a montanha mais alta, pegou carona nas costas de uma águia, pediu ajuda até para as girafas, mas todas essas tentativas foram em vão. O pobre macaquinho nem perto da Lua chegou.

Muito chateado, o macaquinho já pensava em desistir do sonho de tocar a Lua, retornou triste para casa com o fracasso da sua jornada.

Não tinha mais de onde tirar ideia para tocar a Lua, ele precisava de ajuda.

Por sorte, o seu bando era muito unido e ao verem o macaquinho naquela tristeza, trataram logo de bolar um plano.

Todos os macacos se reuniram á noite e rapidamente foram subindo uns nos ombros dos outros, formando uma escada de macacos em direção á Lua.

Quando o último macaco estava já bem próximo da Lua, o nosso macaquinho sonhador, escalou pelos ombros dos seus colegas, até que finamente, conseguiu tocar a Lua.

Foi quando neste instante, um vento muito forte balançou a escada de macacos e levou todos para o chão, mas o nosso amigo macaquinho, ficou pendurado na Lua, vendo seus amigos caírem na imensidão.

Por sorte, todos chegaram bem, precavidos como eram, cobriram o chão com plumas, evitando a tragédia.

Triste mesmo, foi deixar o macaquinho pendurado na Lua.

- E agora? – Todos se perguntavam, - Como trazer o macaquinho de volta?

Novamente, macaquinho precisava de ajuda. A Lua, boa como é, teve pena e bolou um plano para mandá-lo de volta à Terra.

- Macaquinho! – Disse a Lua. – Não fique triste, vou mandá-lo de volta para a Terra. Vou descer você sentado em cima de um tambor, no qual amarrarei uma corda. Quando chegar na Terra, toque o tambor e eu saberei a hora certa para cortar a corda.

Obedecendo o combinado, o macaquinho desceu sentado no tambor, quando chegou na Terra, tocou o tambor e a Lua cortou a corda.

Todos os macacos ficaram felizes com o retorno do macaquinho e em comemoração, festejaram ao som do tambor, que ficou para os macacos como um presente da Lua.

Mas se o tambor foi um presente da Lua para os macacos. Como ele foi parar nas mãos dos homens?

Essa é uma outra história!

 Marina Tanzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário