sexta-feira, 17 de julho de 2020

O Caso do Bolinho - Crianças Bem Pequenas - Maternal I e II




O Caso do Bolinho
Atividades Motoras e Contação de Histórias com Massinha






A massinha de modelar é um excelente meio pelo qual podemos estimular a coordenação motora fina das crianças e ajudá-las a desenvolver o movimento de pinça fina dos dedos, fundamental para o aprendizado da escrita.
Por meio da ludicidade, aliando a contação de histórias com exercícios motores, fica mais fácil conquistar a atenção da criança e o seu interesse pela atividade.

Sobre a metodologia de trabalho:

Atividade 1:  Contação de Histórias “O Caso do Bolinho” / Tatiana Belinky
Na contação de histórias, temos a liberdade de realizar algumas alterações na narrativa para  aproximá-la da realidade da turma, tomando todo o cuidado para que a contação não se distancie demais da obra original, perdendo-a como ponto de referência.
Para estás alterações, podemos coletar a opinião das crianças por meio de audições nas rodas de conversa. Por exemplo: na contação de histórias realizada com minha turma de maternal II, as crianças sugestionaram um final alternativo, em que o bolinho escapa da boca da Raposa e se salva para viver novas aventuras.
Podemos explorar a contação da história, com perguntas que estimulem as crianças a lembrarem e a narrarem alguns fatos, por exemplo:
Como o bolinho foi feito pela vovó?
Como o bolinho conseguiu fugir da casa vovó?
 O que aconteceu com o bolinho depois que ele fugiu da casa da vovó?
Observação: Podemos ajudar as crianças a narrarem a sequência dos fatos sem perderem a sua ordem cronológica, auxiliando com dicas.

Atividade 2: exercícios motores

A vovó faz um bolinho
A raposa nhac, como o bolinho 
O bolinho vira uma panqueca
A panqueca vira uma cobrinha
Que se enrola no nosso dedinho
Depois a cobrinha vira um caracol
E o caracol vira um pirulito!

Nesta brincadeira, estamos trabalhando a motricidade fina, que quando bem estimulada e desenvolvida durante a infância, facilita a escrita na fase de alfabetização e o domínio  das habilidades manuais na idade adulta.
A modelagem com massinha, prepara a criança para a aquisição da escrita, respeitando as etapas do   desenvolvimento da preensão palmar, de forma a adquirir naturalmente a destreza e precisão necessária para manipular o lápis.

Atividade 3: Roda da História
Na roda de histórias, as crianças farão o reconto do Caso do Bolinho. É importante deixar que a criança se expresse verbalmente, explorando o seu próprio vocabulário para que ela mesma perceba e tente superar as suas dificuldades com a oralidade. Neste momento o professor deve fazer pequenas interferências que ajudem a criança a ampliar e enriquecer o seu repertório de palavras e expressões.
Permita que a criança faça pequenas modificações na narrativa, adaptando os trechos que ela não consiga se lembrar, para que possa prosseguir com a história. Isso permitirá que a criança explore a sua criatividade em recriar partes da narrativa sem fugir do sentido da história.   


Este plano de aula abrange os seguintes campos de experiência e os objetivos de aprendizagem, seguindo as orientações didático-pedagógicas do Currículo Paulista em conformidade com a BNCC  
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar, água, areia, terra, tintas etc.), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Trabalhar a modelagem com massinha, explorando a manipulação deste material com atividades lúdicas que permitam às crianças experiências com cores, texturas, formas, volumes e superfícies.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTO
EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros, explorando materiais, objetos e brinquedos diversos
Promover atividades lúdica com a modelagem, que estimulem o desenvolvimento da preensão palmar, facilitando a aquisição das habilidades manuais para pintar, desenhar e escrever.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos, tais como “quem?”, “o que?”, “quando?”, “como?”, “onde?”, “o que acontece depois?” e “por quê?”
Explorar a contação de histórias, por meio de perguntas sobre fatos importantes da narrativa, as crianças serão estimuladas a recontarem a sequência de fatos sem perderem a ordem cronológica, (O que aconteceu primeiro?  E o que aconteceu depois?).
EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos, utilizando-se de termos próprios dos textos literários.
Roda da história, estimulando as crianças recontarem o Caso do Bolinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário