domingo, 24 de julho de 2016

Plano de aula com massinha de modelar

Trabalhando com massinha de modelar na educação infantil.




Publico alvo: crianças em idade pré-escolar.

Tempo: 60 minutos

Objetivos gerais:

Explorar as inúmeras possibilidades de manipulação da massinha de modelar para descobrir novas formas, cores, combinações, texturas e movimentos, permitindo a construção do conhecimento pela criança.

Observar o ciclo da construção, desconstrução e reconstrução no processo de transformação da massinha de modelar por meio da ação humana.

Objetivos específicos:
  • Aguçar os sentidos do tato, olfato e visão.
  • Estimular o desenvolvimento da coordenação motora fina.
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação por meio do jogo simbólico.
  • Estimular o fazer artístico, a apreciação e o respeito por sua produção e pela dos demais colegas.
  • Ajudar a criança a controlar a ansiedade.  A desenvolver o autocontrole e a exercitar a paciência.

Conteúdos:
  • Artes visuais;
  • Matemática;
  • Movimento;
  • Natureza e sociedade.
Procedimento metodológico:

Massinha de modelar caseira: permitir que a criança faça a sua própria massinha de modelar com o auxilio do professor.

Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo;
200 ml de água;
2 colheres de óleo;
 ½ xícara de sal;
1 pacote de suco ou de gelatina em pó para colorir e atribuir cheiro a massinha. 
                           

Misturar todos os ingredientes em um recipiente e amassar bem com as mãos até que a mistura se torne homogênea.





·         Manipulação livre:  Permitir que a criança manipule a massinha, amassando, puxando ou esticando. Sentindo a sua textura e aroma deixando-a à vontade para explorar a sua criatividade e imaginação com a modelagem no jogo simbólico.  
·         Modelagem dirigida: Ensinar as crianças a modelarem bolinhas e cobrinhas para fortalecer a musculatura das mãos e a modelar pirulitos e caracóis para treinar o movimento de pinça dos dedos.
Expor modelos prontos com os quais as crianças possam interagir, brincando de faz-de-conta ou na contação de histórias.

·         Trabalhando massinha com interferência de formas de plástico e palitos de picolé:
Desafiar as crianças com os encaixes e desencaixes da massinha dentro das forminhas sem saída livre e com o desenformar de figuras vazadas.
Deixar que as crianças usem os palitos de picolé para cortar a massinha e dividi-la entre os colegas, amassa-las nos palitos para formar picolés imaginários, pirulitos e até bolos de aniversários usando o palito como vela e etc.

·         Trabalhando cores e formas com massinha:


Utilizar a massinha para desenvolver a capacidade das crianças em discriminar visualmente as cores primárias e secundárias, trabalhar as cores quentes e frias, a monocromia e a policromia, as formas geométricas básicas assim como fazer comparações entre semelhanças e diferenças de tamanhos e volumes.
 Misturar as massinhas de cores primárias para obter cores secundárias.
Trabalhar o bidimensional e o tridimensional com esculturas feitas de massinha.

 Avaliação: ocorrerá pela observação da participação e do interesse da criança nas atividades. Na apreciação e respeito que nutre por sua produção artística assim como pela dos demais colegas.  Sua criatividade e imaginação no jogo simbólico e no desenvolvimento da sua capacidade em discriminar visualmente as diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos e posições.













24 comentários:

  1. Uma plano perfeito com aroma amei a sugestao

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e cheio de possibilidades... Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem elaborado! E tem como trabalhar várias possibilidades. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, gostei muito do que você propôs. Vou fazer massinha amanhã com meus alunos. Obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir
  5. Muito Boa a ideia!!Vou fazer com os meus alunos também!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito Boa a ideia!!Vou fazer com os meus alunos também!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótima abordagem para implementar em nosso colegio zona norte sp , gostei muito, ótimo projeto, parabéns a todas pela ótima ideia

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela dica, vou desenvolver meu plano de aula da semana da criança abordando esse tema, com certeza vai fazer sucesso em meio a essa pandemia e os pais vão adorar ❤❤

    ResponderExcluir
  9. Perfeito plano, excelente seu trabalho parabéns! Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir